Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

NATAL: NASCIMENTO DO SOL?

É sabido e comemorado pelos ocidentais que o dia 25 de dezembro é o dia de nascimento de Jesus.
Onde está a comprovação desta data?
Qual fato de fato comprova isto?
Não existe uma certeza nem por teólogos católicos e nem pelos teólogos evangélicos.
O ser humano sempre quis um motivo para se alegrar e demonstrar felicidade, ainda que, esteja em profunda tristeza. O natal se tornou numa excelente data para se mostrar felicidade. Bastar se endividar ou gastar as economias em presentes. Após os primeiros minutos do dia 25 a pessoa pode voltar a ser triste, afinal, ela já deu presentes e desejou a muitos "feliz natal."
Na verdade tudo se babilonizou!
A era cristã precisava ser marcada entre a humanidade. Nada melhor para isso senão comemorar o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, mas esta data ainda não foi satisfatoriamente definida.
Nos primeiro séculos se comemorava no dia 06 de janeiro, ora em 25 de março e em alguns lugares em 25 de dezembro.
O dia 25 de dezembro apareceu pela primeira vez no calendário de Philocalus em 354.
No ano 245, o teólogo Orígenes repudiava a ideia de se festejar o nascimento de Jesus como se ele fosse um faraó.
Mas, a data atual foi fixada no ano 440, afinal era necessária cristianizar as grandes festas pagas realizadas neste dia. Por exemplo: a festa mitraica da religião Persa que rivalizava com o cristianismo nos primeiros séculos. Nela se celebrava o natalis invicti Solis - nascimento do vitorioso sol.
Saturnália em Roma e os cultos solares entre os celtas e germânicos. Também as festividades decorrentes do solstício do inverno.
Os entendidos argumentam que Jesus nasceu entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril quando é verão na Palestina.
Em dezembro segundo defendem, na Palestina faz muito frio e se tornava muito difícil os pastores pastorearem seus rebanhos.
Conheça o que você defende e comemore o que você conhece.

FELIZ NATAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário